segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR BULLYING

Bullying

      Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA TRABALHAR COM ALUNOS DE 6º AO 9º ANO.


Atividades para  pesquisa:
  1. O que é Bullying?
  2. Quais os tipos de Bullying que existe e suas consequências?
  3. Em que locais sociais, comumente, ocorrem o Bullying?
  4. De que maneira os alunos se envolvem e praticam o Bullying.
  5. O Bullying é praticado, comumente, contra que tipo de pessoas e em que situações?
  6. Quais são as consequências do Bullying no ambiente escolar?
  7. Quais são as consequências possíveis para os alvos de Bullying?
  8. Quais são as consequências possíveis os autores de Bullying?
  9. Como denunciar o Bullying e procurar ajuda contra este?
  10. Quais são as formas de prevenção contra o Bullying.   


CRUZADINHA BULLYING

  1. Tradução da palavra Bullying (em português)
  2. O Bullying é utilizado para descrever qual ato?
  3. Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade, qual?
  4. Qual a ação mais comum, compreendida como ato de Bullying?
  5. Quais os tipos de maus-tratos mais comuns utilizados pelos autores do Bullying?
  6. Quais as emoções mais comuns despertadas nas vítimas do Bullying?
  7. De uma forma didática podemos classificar o Bullying em dois tipos, quais?
  8. Duas características parecem descrever e ao mesmo tempo motivar o Bullying, quais são?
  9. Quem denominou o Bullying?
  10. Qual a atitude que as vítimas devem tomar?
  11. Existem autores, agressores, alvos e _________
OUTRA SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

Bullying: brincadeiras que ferem

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho

Bullying: brincadeiras que ferem

Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Você sabe o que é isso? Onde e como ele ocorre?

Você já ouviu falar de bullying? O termo em inglês pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas – tão comum entre crianças e jovens – é muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valentão, brigão. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaçadores, humilhar, rejeitar e até mesmo ameaçar sexualmente um colega dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo são classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social – em casa, no clube, no local de trabalho etc –, mas é na escola que se manifesta com mais freqüência. (...)
O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse 'fenômeno' começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores conseqüências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente.(...)
Quem já não teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mão de um grupo de colegas que o transformava em 'bode espiatório' de brincadeiras no colégio? Exemplos não faltam. Entre alguns deles está o da gaúcha Daniele Vuoto, que conta toda a sua história em um blog onde também discute sobre o assunto e troca experiências com outras vítimas desse tipo de agressão, psicológica, física e até de assédio sexual. (...)
"O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais de demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele.
Porém, a realidade de vítimas que 'sofrem em silêncio', como Daniele explica em seu blog, está mudando. Além de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experiências, o assunto vêm ganhando corpo e se tornando pauta de veículos de comunicação de massa, a exemplo das matérias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discussões como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...)

(Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361. Acesso:22 agosto 2010)


Trabalhando com o texto

1. Como o autor define bullying?
2. Por que o termo foi utilizado em inglês?
3. Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual sua opinião?
4. Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.
5. Que soluções você apontaria para o problema?
6. Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.
7. Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?


JOGOS BULLYING


SUGESTÃO DE VÍDEO PARA TRABALHAR COM ALUNOS DE 1º AO 5º ANO.



No link abaixo você encontrará uma sugestão de atividade interessante para realizar com os alunos em Produção Interativa:


                             ORGANIZE AS PALAVRAS ABAIXO EM ORDEM ALFABÉTICA:


JOGOS BULLYING
www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/bullying/atividades.html‎
http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/426/quebrando-o-silencio-abaixo-o-bullying.html



  

15 comentários:

  1. Pode me falar as respostas da cruzadinha por favor ???

    ResponderExcluir
  2. Onde encontro as respostas da cruzadinha?

    ResponderExcluir
  3. Respostas!

    1- Valentão
    2- Violencia
    3- Dominar
    4-Humilhação
    5-Pscicológico
    6- Ansiedade
    7- Puro/ Vítimas
    8- Popularidade/ Respeito
    9- Dan Olweus
    10- Denunciar
    11- Vítimas

    Muita gente estava precisando das respostas, então numa atividade do meu sobrinho acabei ajudando a resolver. Com ajuda de Karina(Meu amor).

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada. usarei as atividades com meus alunos.

    ResponderExcluir
  5. Tambel pode ser

    1- Valentão
    2- Violencia
    3- Dominar
    4-Humilhação
    5-Pscicológico
    6- Ansiedade
    7- Puro/ Vírtual
    8- Popularidade/ Respeito
    9- Dan Olweus
    10- Denunciar
    11- Vítimas

    ResponderExcluir
  6. pod me informar o titulo do videos

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das atividades e será de grande valia para minha turma.

    ResponderExcluir
  8. I found that site very usefull and this survey is very cirious, I ' ve never seen a blog that demand a survey for this actions, very curious... 검증사이트

    ResponderExcluir